Sign in to follow this  
GhostHell

O que você está lendo?

20 posts in this topic

Tópico para postarmos sobre quais livros estamos lendo no momento. Eu confesso que depois de descobrir o tema do novo álbum do Nightwish fui procurar alguns livros do Charles Darwin e Richard Dawkins. Ambos os autores são excelentes e estou aproveitando a leitura. Também baixei O Nome do Vento pela Google Store, muito bom até agora. :)

Estou nas últimas páginas de "Assassinato no Expresso do Oriente", da Agatha Christie. Assim que eu terminar, penso em ler "A Mansão Hollow" ou "Um Corpo na Biblioteca", da mesma autora. :)

Você sabe se a HQ está disponível em português _taikatalvi? Sou apaixonado pela série de TV e queria ler os quadrinhos também! :D

Central Park, de Guillaume Musso.

Vagas e lumes, de Mia Couto, um escritor moçambicano muito interessante.

Auschwitz, um dia de cada vez, de Esther Mucznik

Gostei muito de As Flores do Mal quando o li. Baudelaire ressuma autenticidade. O mesmo me acontece com Yasmina Khadra. Agora estou lendo o seu livro L'Equation Africaine"; um exercício literário saudável, profundo, muito humano e de primeira qualidade literária.

Você leu em português ou em francês? Queria muito saber francês pra poder ler esse livro hehe.
Estou no começo dos poemas, ainda é cedo demais pra que possa dar uma opinião consistente. Demorei pra ler Baudelaire, pois no Brasil temos um problema sério com tradução de poesia, os tradutores acabam utilizando de palavras que não se relacionam com a ideia inicial, apenas para manter a métrica. E pelo fato das Flores do Mal ter sido escrito em versos alexandrinos, fica mais difícil ainda traduzir para o português brasileiro.

As flores do Mal em francês. Sempre que posso gosto de ler os livros na língua original. Se tenho dificuldades recorro aos dicionários de espanhol (agora com a Internet é muito fácil resolver as dúvidas). As traduções não transmitem a musicalidade nem, em ocasiões, o verdadeiro sentido do texto original. É claro que muitas vezes não tenho outra saída senão ler uma tradução, depende da língua.

As Flores Do Mal é um exercício de liberdade criativa; Baudelaire não tinha preconceitos literários nem morais, é por isso que na sua época resultava provocador e muitos dos poemas desse livro foram proibidos. Algumas vezes lembra-me ao David Bowie, sempre com a curiosidade em ter novas experiências mais além das convenções sociais.

Quanto a Yasmina Khadra, acho que é um dos melhores romancistas da atualidade. Yasmina é o pseudônimo feminino do Mohammed Moulessehoul, um antigo militaire algérien. O Khadra tem um estilo muito poético e dinâmico; é um verdadeiro mestre na hora de aprofundar na psicologia dos personagens. As suas histórias são sempre muito intensas e situadas em lugares conflituosos, como Afganistan, Palestina ou Somália, de modo que os seus personagens encontram-se nomeadamente em situações extremas. Os seus livros resultam fascinantes pelos conhecimentos que ele tem dos conflitos sobre os que fala e a perspectiva que toma, sempre humana mas nunca maniqueísta, além do estilo fluido que têm.

Terminei "Se eu fosse chão" do Nuno Camarneiro. Interessante romance.  Não tem uma história única, mas  muitas personagens, hóspedes de um hotel, com as suas vidas e histórias. Tem três partes (1928, 1956, 2015) belamente escritas. Diferentes épocas mas as diversas personagens têm sempre problemas similares. Os seres humanos são sempre semelhantes.

Interessante mesmo, nunca ouvi falar desse autor, preciso me informar melhor hehe!
Bem, eu estava lendo a biografia do Jeff e o Tim Buckley, agora comprei a biografia "Girl in a Band" da Kim Gordon e li apenas o primeiro capítulo. Tenho lido mais biografias ultimamente o que é atípico pra mim. Acho esse tipo leitura prazerosa, uma boa forma de se distrair.

Nuno Camarneiro é um escritor jovem. Li  a sua primeira novela No Meu Peito Não Cabem Pássaros  há um ano e gostei dela.  Os capítulos são curtos e as histórias fragmentárias mas gosto do seu estilo. Agora estou a ler A voz dos deuses de João Aguiar. Não conheço o autor mas estou interessado na história do Viriato. A sua maneira também é uma biografia.

João Aguiar, A voz dos deuses.

É a história de Viriato, o guerreiro lusitano. Um pouco chata mas interessante para conhecer os nossos origens. Literariamente não é grande coisa.

Dorothy Parker, The Complete Stories.
Sou apaixonada pela poesia dela. Infelizmente é mto difícil encontrar seus trabalhos, principalmente no meu país. Fiquei contente quando encontrei essa edição no kindle, apesar de não ser uma compilação de seus poemas (ainda estou tentado encontrar The Portable Dorothy Parker, pude ler uma parte disponibilizada na internet mas gostaria de tê-lo em minha coleção).
Também não sabia que ela foi roterista em Hollywood e que inclusive foi indicada ao Oscar.
Sua sagacidade fazia seu senso de humor muito peculiar, principalmente pra época em que começou a escrever. Uma de minhas heroínas da literatura, sem dúvidas.

Dorothy é uma das minhas poetas favoritas. Tenho lido muitos de seus poemas na Internet. No forum inglês votei na ella na seçao do melhor livro que li este ano. A conheci em 1982 porque um dos seus poemas foi cantado por Frida (Abba)