Head up High

Dit is 'M! - Floor Jansen

1 post in this topic

Tradução: Head up High, my dear!

Em junho, Floor Jansen compareceu ao programa de TV holandês, o "M".

É um segredo bem guardado que nem Anouk, Ilse de Lange ou Caro Emerald são os cantores holandeses mais bem-sucedidos internacionalmente. Não, é Floor Jansen que merece esse título. Ela recentemente ganhou o Buma Rocks Export Award 2018. Ela faz turnês por todo o mundo como a vocalista da banda de metal finlandesa Nightwish.
Mas nos Países Baixos nós devemos admitir, com vergonha, que nós não a conhecemos bem.

Dit is 'M! Eu li uma entrevista sua no jornal semana passada, e o que me passou na cabeça foi “Isso é enorme!”, e nós pudemos ver quão grande é agora, (o sucesso de Floor Jansen com o Nightwish), mas nós sabemos tão pouco sobre esse sucesso, e você parecia estar meio impaciente na entrevista, você pensou “Quer saber? A culpa é de vocês não saberem, porque é realmente enorme”. Como você explica isso, ser tão pouco comentado aqui enquanto você é extremamente bem-sucedida internacionalmente?
Floor Jansen: Bem, Os Países Baixos é um país pequeno no final das contas, mas ainda sim tem uma ótima indústria musical, há muitos bons artistas aqui e também há muitos artistas holandeses internacionais. Entretanto, há uma enorme diferença na quantidade de atenção e reconhecimento que cada gênero musical recebe da mídia. Esse é o porque uma banda como Nightwish é conhecida no underground por muitos holandeses, porquê nós nos apresentamos aqui também.

Dit is 'M! Mas não é muito exposta na TV ou no Rádio. Porquê? É simplesmente uma questão do “nosso” gosto? Acontece de nós simplesmente tocarmos outro tipo de música?
Floor Jansen: Eu espero que esse seja o motivo, porquê ao menos a música que tem a possibilidade de ser tocada. No final das contas, eu estou sentada aqui como uma embaixadora da música, não porquê eu acredito que a minha banda precise ser tocada nas rádios, de jeito nenhum, apenas ouça a banda para conhecer e aí você decide se gosta ou não. Mas se você nunca tiver a oportunidade de escutá-la... e também porquê é chamada de “Metal”.

Dit is 'M! e as pessoas pensam “Ah não, metal”.
Floor Jansen: Sim, “metal não é aquela coisa com guitarras pesadas e uns homens cabeludos berrando?” Há muito preconceito.

Dit is 'M! “Ou uma mulher cabeluda berrando”
Floor Jansen: Sim, esses são os piores, isso eu posso te dizer.

Dit is 'M! Há muitas mulheres sendo a vocalista de bandas desse tipo.
Floor Jansen: Sim, olhe para o Within Temptation.

Dit is 'M! Que, como você, são bem-sucedidas nas suas carreiras dentro do metal. Quando você pensou “Metal, ah essa é a minha praia”?
Floor Jansen:  Quando eu era uma adolescente, eu estou dentro desse meio há mais de 20 anos!

Dit is 'M!  E você era a única da sua classe que gostava desse tipo de música? Talvez essa seja uma parte do problema?
Floor Jansen: Sim, eu era da Rock Academy e era bem específica em alguns gêneros, mas eu era uma das poucas metaleiras. Mas metal é um tipo.... É um enorme gênero musical e há muitos subgêneros, então há muitas bandas que nunca estarão nas rádios, o que é legal, porquê o metal quer continuar nesse “nincho/panelinha/clube do bolinha”, Mas há muitas bandas como o Within Temptation e o Nightwish, que faz músicas que eu acredito que muitas pessoas iriam gostar se eles tivessem contato com elas. Então é isso.

Dit is 'M! Então, essa é uma banda finlandesa. Como que eles acabaram com você?
Floor Jansen: Em 2003 eu fiz uma turnê européia com eles com a minha banda holandesa, After Forever, na qual eu fiz parte por 12 anos. Nós nos conhecemos nesse período, e há alguns anos atrás algumas coisas deram errado com a antiga vocalista deles, e foi quando eles me ligaram me perguntando se eu poderia me encontrar com eles, imediatamente.

Dit is 'M! E você conhecia a banda, e quão grande eles eram, e era algo importante, então você imediatamente disse sim. Você conhecia o repertório deles? Porque é algo parecido com os Rolling Stones falando “O Mick não está se sentindo muito bem, você quer cantar as partes dele?” Você conhecia as canções deles?
Floor Jansen: Sim, exceto pelo álbum mais recente na época.

Dit is 'M! Ah, então estava tudo bem!
Floor Jansen: Não, eu nunca tinha ouvido o álbum mais recente, e eu tive que aprender muitas músicas novas, mas tudo deu certo no final. Onde há um desejo...

Dit is 'M! E agora você ganhou a Buma Rocks Export Awards, isso seria um sinal de reconhecimento, depois de tudo?
Floor Jansen: Sim, é incrível. Especialmente da forma com que eles me deram o prêmio, havia um grande foco em trazer música ao vivo, nos Países Baixos e além. Nós temos muitas bandas holandesas a oferecer, inclusive no metal. É engraçado dizer que todo o mundo conhece nosso país por nossa cultura no Metal, enquanto dentro dos Países Baixos é tipo “Ah, sério? Isso é popular? E quem é Floor Jansen?” Então eu pensei que foi um ótimo sinal de reconhecimento e uma grande honra, e foi lindo como eles me deram o prêmio... Haviam muitas pessoas presentes que realmente me conheciam e estavam muito orgulhosas de mim. Há muitas pessoas que vêm me acompanhando e me apoiando há muitos anos, e isso é como se fosse um abraço quente.

Dit is 'M! E você merece! Obrigada.
Floor Jansen: Obrigada.

Dit is 'M! Nightwish irá tocar no Ziggo Dome em Amsterdam no dia 26 de Novembro e há poucos ingressos sobrando, vá assisti-los!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now